VOCÊ SABIA QUE:
Recentemente, a Comissão Europeia trouxe a proposta da criação de um “Passaporte sanitário”, onde todas as pessoas vacinadas contra a infecção viral podem voltar a viajar para a região, desde que haja a comprovação da imunidade. Sem dúvidas, é uma medida que potencializará a movimentação turística local. Inúmeros países se encontram com o programa de vacinação avançado, o que possibilitou o relaxamento de algumas restrições, como a da circulação de turistas.
Assim como a Europa, o Brasil também se interessa por essa possibilidade. Semana passada, tivemos o debate desse tema com o Ministério do Turismo. Sem dúvidas, há o interesse em criar o passaporte interligado à saúde. A ideia é que o assunto seja colocado em pauta com o Congresso Nacional para buscar a recuperação econômica do setor.
A medida é positiva e vários países estudam a possibilidade em adotar essa estratégia. Em algumas regiões, o assunto já está em uma avaliação mais ampliada, como no território chinês, onde houve o lançamento do “certificado de saúde” digital para permitir a viagem ao exterior.
Não podemos afirmar quando a pandemia, de fato, se encerrará, mas nossa busca continuará em prol do emprego de milhões de brasileiros, que dependem da movimentação econômica do turismo para obterem suas rendas. Isso, claro, sempre pensando na saúde coletiva, sem impactar negativamente ou potencializar a circulação do vírus no nosso país. Por isso, defendemos a vacina e buscamos a sua aplicação em ampla escala no Brasil.
Apostar no passaporte sanitário é uma forma de acelerar a prevenção contra a Covid-19. Dessa forma, conseguiremos proteger a população e, também, os empregos, a renda e o desenvolvimento do cidadão brasileiro.
Fonte: Jornal Brasilturis